Guia de Compra de Réchauds
O que é um Réchaud?
Denominado com a palavra francesa “aquecimento”, os Réchauds, também conhecidos como rescaldeiros, são a maneira mais elegante e cômoda para você servir seus pratos em banquetes, buffets e eventos.
Eles possuem um sistema simples e eficiente, onde basta adicionar água quente na cuba inferior e inserir os alimentos na cuba superior, a qual irá manter a comida quentinha em banho-maria. Este aquecimento pode ser oriundo de fogareiros ou resistências elétricas, dependendo do modelo.
Os réchauds possuem três funções principais:
- Suavemente cozinhar comidas delicadas em banho-maria;
- Manter a comida quente por bastante tempo sem cozinhar demais;
- Manter os alimentos gelados (utilizando-se água gelada e gelo na cuba externa);
Origem
Os primeiros modelos eram bem diferentes dos que utilizamos hoje, funcionando semelhantes a grelhas de churrasco, com furos feitos na superfície da bandeja para ajudar no cozimento.
Não se sabe exatamente quando foram inventados, sendo que há registros históricos de fragmentos de réchauds encontrados em diversos sítios arqueológicos na Inglaterra e em outros países. Mas foi na Europa do século 19 que estes utensílios passaram a se tornar sinônimo de requinte e elegância, passando desde então, a serem desenvolvidos nos mais diversos tipos, formatos, tamanhos e materiais.
Com tanta variedade, pode ser desafiador escolher o modelo ideal para você, portanto, veja esse guia para ver as opções mais comuns de tipos e formas, estilos de tampas, tamanhos, especificações térmicas e acabamentos. E com isso você certamente saberá escolher a opção mais adequada para a sua necessidade.
Formas
Os formatos mais comuns de réchauds são redondos e retangulares. Porém, há uma enorme variedade de formas disponíveis para diversos propósitos:
- Entradas e sobremesas são frequentemente servidas em modelos redondos
- Os pratos principais são normalmente servidos em réchauds ovais ou retangulares;
Retangular:
O formato mais tradicional e o mais utilizado. É o preferido para pratos principais. Há alguns modelos mais alongados que são utilizados para entradas e aperitivos, porém são menos comuns.
Redondo:
Outra forma bastante popular. Os modelos redondos são comumente usados para entradas, molhos, sopas e sobremesas. Há alguns tipos que são em formato de meia lua, que são utilizados para entradas e aperitivos.
Oval:
Possuem um design mais moderno do que os modelos retangulares. São bastante utilizados para pratos principais, sobretudo para peixes e outros frutos do mar.
Quadrado:
Um pouco mais difícil de serem encontrados, os modelos quadrados são normalmente pequenos e utilizados para porções e aperitivos.
Com chapa:
Os réchauds com chapas (também chamados de réchauds com placa difusora) são ideais para manter quentes alimentos já preparados como panquecas, sanduíches e hambúrgueres.
Tipos de Tampas
Ao escolher o tipo de tampa mais indicado para o seu uso é necessário ter em mente quem irá utilizar o réchaud, pois há várias opções, como tampas removíveis, com dobradiças, giratórias e de vidro.
As versões com tampas giratórias e com dobradiças são as mais práticas, pois permitem ao usuário abri-las e fecha-las facilmente ao se servir, enquanto as mantém sempre fechadas para otimizar o aquecimento e deixando os alimentos quentes por mais tempo. Já os modelos com tampa removíveis fazem uma ótima apresentação em eventos onde os garçons vão servindo entradas aos convidados.
Tampa Removível:
Nesses modelos a tampa precisa ser removida completamente ao servir. Normalmente possuem um pegador na parte superior para facilitar o manuseio e em alguns casos há um suporte para a tampa na parte posterior.
Tampa Basculante (com Dobradiças):
As dobradiças proporcionam a facilidade e comodidade de abrir e fechar o réchaud sem ter que remover a tampa, permitindo que sejam mantidos fechados no buffet e aumentando a performance de aquecimento.
Tampa de Vidro:
Os réchauds com tampa de vidro permitem a visão da cuba interna, facilitando o monitoramento das suas criações culinárias sem ter a necessidade de abri-los. Além disso, podem ser servidos fechados para conservar a temperatura, mas sem desfavorecer a exibição dos alimentos, chamando assim a atenção daqueles seus clientes famintos.
Tampa Giratória:
Os modelos mais elegantes e luxuosos. São extremamente práticos e versáteis, pois permitem facilmente a abertura e fechamento da tampa, bastando levantar a maçaneta frontal. Possuem normalmente aberturas em 2 níveis (90º e 180º), possibilitando aos clientes se servirem pelos dois lados. É, sem dúvida, o suprassumo de requinte que seu buffet pode dispor.
Dica extra:
Puxadores não metálicos:
Quando disponíveis, procure sempre por puxadores não metálicos para o seu réchaud, pois eles são mais seguros e convenientes, tendo em vista que não esquentam. Esses puxadores são normalmente fabricados ou revestidos em nylon (ou algum material semelhante), para que proporcionem maior aderência e fiquem sempre gelados ao toque, garantindo um manuseio com segurança.
Fogareiro
Fogareiro:
Os réchauds com fogareiros são mais baratos e permitem que o buffet seja montado em qualquer lugar sem a necessidade de fios ou instalações elétricas, proporcionando comodidade e economia, tendo em vista que o combustível utilizado (álcool em gel) custa bem menos do que a energia elétrica. Há também a possibilidade de utilizar algumas velas especiais para réchauds, no lugar do álcool.
Acabamentos
Aço Espelhado:
O acabamento espelhado possui brilho e tem uma aparência reflexiva. Este acabamento demonstra um alto nível de requinte e chama bastante a atenção dos clientes.
Aço Acetinado:
Os réchauds com acabamento acetinado são suaves ao toque (não ficando marca de dedos) e não são reflexivos. Eles proporcionam uma bela aparência para o seu buffet.
Aço Fosco:
Assim como o acabamento acetinado o aço fosco não é reflexivo e não possui brilho, mantendo uma aparência limpa por mais tempo.
Transportando o seu Réchaud
Alças Laterais:
As alças laterais proporcionam uma grande facilidade de manuseio, permitindo que os réchauds sejam reposicionados com segurança. Jamais tente movimentar um réchaud em uso que não tenha alças, pois a água ou os fogareiros podem virar, causando queimaduras graves.
Pernas Retráteis:
As pernas retráteis facilitam o transporte, permitindo levar diversos réchauds em um espaço reduzido. São uma excelente opção para organizadores de eventos que precisam montar os buffets em lugares distintos.
Limpeza
Limpando e Polindo:
Para manter seus Réchauds com uma linda aparência e brilhando aos olhos dos seus clientes ou convidados, é fundamental poli-los com frequência. Panos de microfibra para polimento (o mesmo usado para polir carros ou joias) são a melhor opção. Mantenha-os por perto para usa-los sempre quando concluir a limpeza do seu réchaud.
Para maiores informações sobre a limpeza, confira nossas dicas de limpeza de produtos de aço inox.
Cubas
Diversos Tamanhos e Formatos:
Os réchauds retangulares são extremamente versáteis, permitindo o uso de qualquer Cuba Gastronômica GN com até 10cm de altura, sendo ideal para a rápida reposição de alimentos ou para cardápios variados.
Para mais detalhes sobre todas as possibilidades de uso de cubas e visualizar todas as cubas compatíveis com seu réchaud visite a nossa página de Compatibilidade de Cubas.
Modo de Uso
Como utilizar os Réchauds:
Para visualizar um guia completo (com vídeo) sobre a utilização dos Réchauds, visite a página Como usar Réchauds.